…Pai/Mãe
Só a vacinação contra o HPV permite uma proteção eficaz,
em raparigas e rapazes, contra os tipos de HPV incluídos na vacina.
Crianças até 10 anos
A vacina contra o HPV está incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV) para as raparigas de 10 anos.
Desde outubro de 2020, os rapazes nascidos a partir de 2009 podem fazer a vacina gratuitamente, no âmbito do Programa Nacional de Vacinação.
Rapazes não contemplados no PNV
Durante muito tempo só se associava o HPV ao cancro do colo do útero, no entanto não é assim! O HPV é um vírus que se pode transmitir facilmente durante qualquer tipo de contacto sexual/genital ou oral. Por isso, os rapazes, tal como as raparigas, podem ficar infetados através de atividades sexuais, sejam elas com ou sem penetração.
Assim, e numa perspetiva de prevenir lesões e cancros associados ao HPV, a Comissão de Vacinas da Sociedade de Infecciologia Pediátrica e da Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda a vacinação contra o HPV, a todos os adolescentes do sexo masculino que não estejam incluídos na vacinação gratuita do Programa Nacional de Vacinação (PNV).
Raparigas até aos 17 anos
Nas raparigas, o PNV prevê ainda que seja possível fazer a vacinação gratuita case esta se inicie até aos 17 anos de idade. Na eventualidade de a rapariga só ter feito uma dose até aos 17 anos, ainda pode terminar o esquema de vacinação gratuitamente até aos 26 anos.
Quiz
Testa aqui o teu conhecimento sobre HPV.
Escolhe a área Rapariga | Mulher ou Rapaz | Homem.